APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 02 | Nº. 11 | ABRIL/2021 - Filosofia e Escola

 30.04.2021

 

PDF

(clique e baixe o

Folheto)

 

Apresentação

Pequenos afluentes da torrente filosófica

 

Neste Abril completamos um ano do projeto APOENA. Com o 11º Folheto didático de Ensino de Filosofia publicado, levamos adiante uma resposta ao espanto por nós sentido em 2020, quando o vírus pandêmico instalado, provocou reviravoltas no curso da realidade conhecida.

Uma destas atingiu nossas comunidades escolares em cheio, não era recomendado (segue não sendo) que nos juntássemos, em canto algum, menos ainda na escola. Afinal, não chega a ser novidade que os nossos colégios, muitas deles, são compostos por salas de aulas com 35, 40 estudantes por turma, e que, em boa parte, a infraestrutura está longe da ideal... (pausa na lista de motivos).

Nós, professores que compusemos o APOENA, talvez partilhássemos de uma sensação: “Poxa, não é bacana que esta ponte entre a Filosofia e a ‘galera’ (vocês, estudantes), ainda em construção, seja paralisada. Então, este contexto exige um caminho alternativo, mas qual?”.

Nossa resposta coletiva é o APOENA, que no próprio termo, tomado de empréstimo do Tupi-guarani, significa “aquele que enxerga mais longe”. Por aqui, levantamos temas filosóficos os mais variados, de clássicos à atuais, sempre buscando alargar horizontes, demonstrando quanto a Filosofia colabora na leitura e ressignificação do mundo, da vida: penso, logo posso mudar os sentidos.

Neste 2021, vivemos na Bahia as aulas remotas e, no Brasil como um todo, o contexto da escalada da Pandemia. Observamos as dificuldades dos nossos estudantes, pelas suas inúmeras carências, consequência das enormes desigualdades aos diversos acessos com os quais se estruturam o país. Ao mesmo tempo, uma realidade de pessoas quase anestesiadas diante do banalizado cotidiano: “hoje morreram...”. Aqui, rememoramos em nós a sensação de espanto ante esta realidade e buscamos oferecer aquilo que de nós deságua: pequenos afluentes da torrente filosófica que busca umedecer a terra seca e míope deste tempo.

Estejamos APOENA!

 

Prof. Kleber Chaves
editor

Postagens mais visitadas deste blog

Um dizer que agradece pela “boniteza de um sonho” [1]

CONVITE - Discutindo e propondo alternativa à nova matriz do ensino médio: pela recomposição da Filosofia no EM