APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 01 | Nº. 08 | NOVEMBRO/2020 - Filosofia e Felicidade

PDF

 

 30.11.2020

 Apresentação

Cantarolando e pensando

 

Felicidade foi-se embora
E a saudade no meu peito ainda mora
A palavra felicidade muitas vezes me conduz a esta música de Lupicínio Rodrigues. Sempre me espanto com a notícia triste de que a Felicidade foi-se embora. Preparando este número, porém, foi inevitável relacionar o verso “e a saudade no meu peito ainda mora” com as reflexões do Prof. Cássio para quem a felicidade se apresenta por via negativa, a felicidade é uma falta.

Falta é o que em nós dispara a saudade. Saudade, como canta a baiana Pitty “é vontade daquilo que já se sabe que gosta”.

O pensamento parece uma coisa à toa
Mas como é que a gente voa quando começa a pensar

A felicidade é coisa para se pensar. Mais do que isso, porque no pensar solto “a gente voa” assim como quem está “à toa”. Felicidade é causa para refletir, por isso o Apoena de Novembro te convida à essa reflexão. Por isso, comece em um papo com Epicuro (Leituras), passe pelo sábio da Fotografia, espante-se com os vídeos do PhiloPlay, viagem com Eça de Queiroz (Sala 451) e não deixe de reinventar a Filosofia com o resultado da reflexão que esse caminho que preparamos lhe fez chegar. Boa interação.

A minha casa fica lá detrás do mundo

Onde eu vou em um segundo quando começo a cantar

 

Prof. Kleber Chaves, editor

 

Referências

PITTY. Saudade. RODRIGUES, Lupicínio. Felicidade. (disponíveis no folheto)

Postagens mais visitadas deste blog

Um dizer que agradece pela “boniteza de um sonho” [1]

CONVITE - Discutindo e propondo alternativa à nova matriz do ensino médio: pela recomposição da Filosofia no EM